Tendências e dicas sobre ferramentas, jardinagem, decoração e cuidados com a casa. Uma loja online preparada para lhe ajudar a escolher os melhores produtos. Acompanhe o Blog da JWT Brasil!

4 dicas para reformar a casa sem estourar o orçamento

Dicas J1

A reforma da casa é um termo que assusta muita gente, principalmente pela clássica questão de inúmeros atrasos com o prazo de entrega e o orçamento, que muitas vezes acaba estourando com gastos não previstos. Por essa razão, algumas dicas para reformar a casa são imprescindíveis para que tudo fique dentro do planejado e não haja surpresas.

A maior razão pela qual as coisas podem sair do controle na hora de começar as obras em casa é a falta de planejamento. Por isso, colocar tudo no papel, antes de contratar serviços e comprar os materiais, é essencial. Abaixo, você vai conferir algumas dicas importantes para realizar sua reforma sem ultrapassar o orçamento. Continue acompanhando!

1. Contrate um profissional

Querer planejar e projetar a própria obra pode parecer uma economia no início, mas a falta de um profissional pode gerar problemas de estruturação, que podem trazer inúmeros prejuízos posteriormente. O ideal é contratar um bom engenheiro ou arquiteto para fazer o projeto e dar- lhe as dicas do que é importante manter e o que pode desvalorizar o imóvel posteriormente.

2. Planeje os gastos

Depois de feito o projeto, já é possível saber qual será o investimento que será depositado na obra. Pegue papel e caneta e escreva tudo o que será necessário, desde acessórios que serão instalados, até os pisos e quantidade de tinta. Essa lista deve ser muito completa e será de extrema importância para que a obra não traga surpresas financeiras no momento em que estiver acontecendo.

Fazer um orçamento prévio pode ser mais trabalhoso, porém pode trazer muita economia no final das contas. Escolher revestimento, piso e todos os detalhes antes que os profissionais comecem a trabalhar evita a perda de tempo e dinheiro de ter que fazer tudo isso enquanto eles aguardam com a obra estagnada.

3. Pesquise preços

Mais um motivo para começar a se planejar antes que a obra comece. Os revestimentos e acabamentos costumam ter preços bastante variáveis e procurar pelo menor deles exige um tempo. Procure na internet, pesquise sobre a qualidade e o custo-benefício e conheça os valores antes de começar. Assim, você poderá saber o custo médio que pretende pagar por cada um dos itens previamente.

Os custos da mão de obra também devem ser pesquisados. Converse com profissionais, informe-se e peça indicação para amigos que já realizaram reformas e ficaram satisfeitos com os resultados. Os arquitetos e engenheiros responsáveis pelo projeto também podem ajudá-lo, pois estão sempre em contato com esse tipo de profissional e ficam por dentro dos valores cobrados.

4. Faça um cronograma

Além de planejar, contratar e listar tudo o que é necessário para que a reforma seja iniciada, é preciso montar um cronograma com todas as etapas e o tempo que cada uma delas deve durar. Demolição, instalação elétrica, reforma da iluminação, gessos, assentamento do piso, pintura, marcenaria, acabamento e finalização da pintura são alguns dos passos que devem estar em seu cronograma de obras.

Seguindo as dicas para reformar a casa sem extrapolar o orçamento, você tem mais organização e consegue ter uma visão mais ampla do que precisa, de como será o processo e de quanto tempo vai levar até que tudo seja finalizado. Planejamento e pesquisa são duas palavras muito importantes neste momento, por isso, é importante ter paciência para fazer tudo o que for necessário: o resultado é a sua reforma do jeito com que você sonhou sem sair do valor estipulado inicialmente.

Gostou das nossas dicas? Siga nossas redes sociais e fique sempre por dentro das novidades.