Tendências e dicas sobre ferramentas, jardinagem, decoração e cuidados com a casa. Uma loja online preparada para lhe ajudar a escolher os melhores produtos. Acompanhe o Blog da JWT Brasil!

Coifas Tramontina: Tudo que você precisa saber sobre coifa

Eletrodomésticos coifa

Cada vez mais a cozinha se torna um ambiente especial e presente aos outros ambientes como sala de estar, espaços e varandas gourmet, etc. Gostamos de confraternizar com amigos e familiares e nessas horas entendemos a importância de uma coifa eficiente e com o menor ruído possível.

A coifa é responsável pela purificação do ar, melhorando a qualidade do ambiente. A gordura e a fumaça, os vapores e odores gerados pelo cozimento dos alimentos são sugados pela coifa passando por filtros de alumínio onde, quando a coifa no modo depuração tratará o ar e devolverá ao ambiente purificado, ou no modo exaustão o ar será sugado e encaminhado ao ambiente externo.

BANNER COIFAS

 

Os modelos de coifas Existentes:

Parede: Específicas para fixação em paredes sobre fogões ou cooktops.95800012PRM001G

Ilha: São fixada somente no teto, podendo ser instaladas no meio do espaço da cozinha, sobre fogões ou cooktops montados em ilha.94836220PRM001G

Depurador: São instalados em baixo de armários posicionados sobre fogão ou cooktop

Built-in: Coifas instaladas embutidas diretamente em um móvel.

coifa de embutir

 

Vazão:

Uma coifa eficiente deve ter a capacidade de trocar pelo menos 12 vezes o ar de sua cozinha por hora. Veja o exemplo do cálculo necessário.

Exemplo: Em uma cozinha de 4m x 3m, com pé direito de 2,7 m, o cálculo será: 4 x 3 x 2,7 x 12 = 389 m³/h Neste caso a coifa deve possuir vazão mínima de 389 m³/h.

 

Dimensões necessárias:

Para que a fumaça e o vapor gerado não seja desviado por correntes de ar laterais, é necessário que a coifa tenha no mínimo a mesma dimensão que o cooktop ou seja até maior.

coifa dimensao

Instalação:

Vamos mostrar os principais critérios a serem seguidos para a instalação correta dos modelos de coifas listados acima.

Exaustão:

Como informado acima, coifas de exaustão sugam o vapor e a fumaça, que passarão por filtros de alumínio responsáveis pela absorção da gordura, logo após sendo conduzidos através de um duto até o ambiente externo.

É necessário uma saída externa com no mínimo 150 mm de diâmetro. A tubulação da coifa até a saída externa deve ter no máximo dois metros de distância com no máximo duas curvas.

Depuração:

Caso não seja possível instalar a coifa no modo exaustor pode-se instalar no modo depurador. No modo depurador, a coifa sugará os vapores e fumaça retendo a gordura nos filtros de alumínio e absorvendo os odores no filtro de carvão ativado. O ar filtrado, renovado será devolvido ao ambiente interno através das saídas laterais da chaminé superior.

Quando a coifa é utilizada no modo depurador, é possível que haja o aumento de ruídos pelo fato da utilização do filtro de carvão ativado, pois este atua gerando uma restrição na passagem do ar.

banner tramontina post blog

Local de Instalação:

Coifas para parede ou teto devem ser instaladas em uma altura mínima de 650 mm e máxima de 750 mm dos queimadores do fogão ou cooktop. Paredes laterais ou móveis devem estar no mínimo 50 mm de distância da coifa. Antes da instalação verifique a altura da mesa do fogão ou cooktop até o teto, os produtos possui chaminés ajustáveis para pé direito inferior a 2,70 metros.

A Tramontina disponibiliza chaminés complementares para utilizar em residências com pé direito maior que 2,70 metros.

 

Velocidades das Coifas Tramontina:

As coifas Tramontina possuem motor desenvolvido na Itália, especialmente para o mercado brasileiro. Os motores possuem 3 velocidades com vazões bem distribuídas que atendem as mais diversas necessidades, desde a simples fervura de alimentos até o cozimento intenso.

As 3 velocidades das coifas Tramontina são:

Silent:

O modo é indicado para fervura de líquidos, cozimento de alimentos em geral (exceto frituras) em panelas pequenas. Proporciona conforto acústico, o ruído dessa velocidade quando a coifa é instalada no modo exaustão pode ser comparado a uma conversa convencional à um metro de distância.

Comfort:

Ideal para o preparo de refeições, pois apresenta o equilíbrio necessário entre a vazão do produto e o nível de  ruído. Indicada para a fervura de líquidos, cozimento de alimentos com aromas médios e frituras leves.

Turbo:

Nesta velocidade será possível obter o máximo desempenho do produto, atingindo sua capacidade total da vazão. Ideal para o preparo de frituras intensas e alimentos com aromas intensos.

 

Iluminação:

As coifas Tramontina possuem sistema de iluminação LED, com temperatura da cor 3200K (Indicada para alimentos).

Lâmpadas LED com tonalidade amarelada tem a capacidade de manter as cores mais naturais, como por exemplo, deixar a cor dos alimentos com aspecto mais saboroso.

Há outras vantagens como baixo consumo de energia (10x menos que lâmpadas halógenas), maior vida útil (50 vezes mais que as lâmpadas halógenas), maior segurança (podem ser trocadas sem risco de queimaduras, pois não aquecem), distribuição uniforme.

Acabamento:

Geralmente a coifa é um dos eletrodomésticos de mais destaque na cozinha. Portanto, a Tramontina trabalhou muito nos detalhes estéticos e também nos acabamentos pensando em segurança.

As chaminés encaixam perfeitamente o que facilita a instalação e não deixa espaços para acúmulos de resíduos. Além de chaminés padrão, a Tramontina disponibiliza chaminés complementares, que seguem os mesmos padrões de qualidade e acabamento do produto, caso o pé-direito de sua cozinha seja maior que o padrão.

print acabamento coifas

Para garantir facilidade e segurança na hora da limpeza as coifas são fabricadas sem “cantos vivos” e com boras internas dobradas para evitar cortes.

 

Dicas de utilização:

Cada vez que for cozinhar é importante que portas e janelas estejam fechadas, para que correntes de ar não interfiram no funcionamento da coifa.

Para garantir máximo desempenho e eficiência é indicado que a coifa seja ligada 5 minutos antes de cozinhar e desligada 10 minutos depois de concluir o preparo.

Para coifas de parede, aconselha-se o uso dos queimadores traseiros do fogão ou cooktop. Os queimadores que estiverem próximos a parede ficam menos suscetíveis a interferências de correntes de ar externas e por isso essa localização garante uma eficiência de vazão superior.

  1. Não utilize o corpo da coifa como prateleira ou de apoio, não coloque ou guarde objetos sobre ela.
  2. Não prepare receitas que incluam flambagem (derramar bebida alcoólica sobre o alimento, dentro da panela, ateando-lhe fogo em seguida), pois as chamas altas podem danificar a coifa ou mesmo propagá-las
  3. Pelo mesmo motivo, tome cuidado especial ao fazer frituras: Com a temperatura alta, a gordura pode incendiar-se e as chamas resultantes podem danificar a coifa, além de colocar sua segurança em risco.

coifas como utilizarEvite acumular gordura na parte interior ou exterior de sua coifa: Além de prejudicar o desempenho do aparelho, a gordura acumulada representa risco de incêndio e de manchas no aço inox.

Cuidados essenciais com sua coifa:

Para sua coifa apresentar máxima eficiência e desempenho é necessário que esteja limpa. Esse processo deve acontecer pelo menos a cada quinze dias com a ajuda de um pano úmido e sabão neutro.

Recomenda-se que os filtros de carvão ativado que acompanham a coifa sejam substituídos pelo menos a cada quatro meses ou, períodos mais frequentes, dependendo do uso.

coifa com carvão ativadoO carvão ativado é obtido a partir da queima de certos materiais orgânicos e, logo após, é tratado com vapor de água em altas temperaturas sob atmosfera controlada, o que leva a abertura de poros no carvão, conferindo-lhe as propriedades de um ótimo absorvente.

Você pode encontrar o filtro de carvão ativado para reposição no serviço autorizado na sua cidade, consulte o folheto de Rede de Serviço Autorizado que acompanha o produto, o acesso o site: tramontina.com.br

filtro metálicoO filtro metálico deverá ser lavado pelo menos uma vez por semana, quando em condições normais de uso, ou conforme a necessidade. Na limpeza manual, coloque os filtros numa solução de água quente com detergente neutro. Passado algum tempo, escove, enxague e seque os filtros metálicos. Aguarde até que os filtros estejam completamente secos antes de colocá-los novamente na coifa.

Durante o período de limpeza não utilize a coifa sem filtro e metálico instalado.

Em ambos os modos de instalação (exaustão e depuração), é necessária limpeza periódica dos filtros metálicos, sendo que no modo depurador, os filtros de carvão ativado devem ser substituídos e jamais lavados e/ou reutilizados, conforme indicado no manual de instruções.

 

Onde encontrar:

Coifas Parede:

  • Coifa Parede 90cm New Vetro Wall Flat 94829 TramontinaCoifa Parede Aço Inox 90cm New Vetro 95800 Tramontina

JWT BrasilClique Aqui

 

  • Coifa Parede Aço Inox 90cm New Vetro 95800 Tramontina

Coifa Parede 90cm New Vetro Wall Flat Tramontina

JWT BrasilClique Aqui

Americanas – Clique Aqui

ShoptimeClique Aqui

SubmarinoClique Aqui

 

  • Coifa Parede Inox New Dritta 90cm 95800004 Tramontina

95800003PNM001G

JWT BrasilClique Aqui

AmericanasClique Aqui

ShoptimeClique Aqui

SubmarinoClique Aqui

 

  • Coifa Parede Aço Inox Dritta Ilha 90cm 94831 Tramontina

94831110PNM001G

JWT BrasilClique Aqui

AmericanasClique Aqui

ShoptimeClique Aqui

SubmarinoClique Aqui

 

  • Coifa Parede Aço Inox Prisma 60cm 94800 Tramontina

editada (1)

JWT Brasil Clique Aqui

Coifa Ilha:

  • Coifa Ilha Aço Inox Vidro Vetro Isla 90cm 220v 94830 Tramontina

TRAMONTNASKSD (1)

JWT Brasil Clique Aqui

AmericanasClique Aqui

ShoptimeClique Aqui

SubmarinoClique Aqui


Esse artigo foi criado com base no e-book – Tramontina Argumentário Coifas, que está disponível neste link clique aqui

Leia também: Cozinha com coifa: Tudo que você precisa saber para escolher a coifa certa

Esperamos ter lhe ajudado! Deixe seu comentário com sua opinião ou dúvidas.