Jardinagem, decoração e ferramentas

Iluminação de LED: conheça os 6 maiores benefícios

Elétrica row of different types of glowing light bulbs

A tecnologia LED é um dos mais recentes avanços na indústria de iluminação: além de extremamente eficiente, possui uma vida útil de grande longevidade. As lâmpadas de LED são mais resistentes do que as incandescentes e fluorescentes, têm um consumo de energia inferior e trazem maior segurança.

Ela veio pra ficar e está sendo usada de diversas maneiras: nas casas, nos carros, na aviação, nos jogos e em uma infinidade de lugares e objetos. No post de hoje mostraremos os 6 maiores benefícios desse produto incrível! Confira!

1. Eficiência

Os LEDs são extremamente eficientes quando se trata de consumo, uma vez que eles consomem até 90% menos energia do que a tecnologia incandescente. Como eles usam apenas uma pequena fração da energia consumida por uma lâmpada incandescente, há uma grande diminuição nos custos com a conta de luz. As despesas com manutenção e substituição dessas lâmpadas também são mínimas, pois elas oferecem uma grande durabilidade.

2. Longevidade

Como já mencionamos, os LEDs possuem uma vida útil de aproximadamente 60.000 horas, enquanto as incandescentes possuem apenas 1.500. Uma lâmpada LED em uso constante chega a durar mais de 7 anos, uma durabilidade dez vezes maior que a das fluorescentes e cerca de 133 vezes que a das incandescentes — isso também resulta em menos manutenções e custos operacionais.

3. Segurança

Uma de suas maiores vantagens é a segurança que a iluminação LED proporciona. Elas geram valores mínimos de calor, logo podem ser deixadas ligadas por longos períodos de tempo sem acidentes. Além disso, o risco de queimaduras ao tocá-las é inexistente. Já as lâmpadas incandescentes liberam por volta de 90% da energia que consomem na forma de calor, aumentando o risco de queimaduras e até de incêndios.

4. Sustentabilidade

A iluminação sustentável engloba fatores que estão relacionados a uma melhor utilização dos recursos energéticos, conceitos que são peças chaves da tecnologia LED. Os materiais empregados na confecção dos LEDs são não tóxicos, ao passo que as fluorescentes têm mercúrio em sua composição e acarretam em um maior perigo para o meio ambiente. Além de todas essas vantagens, os LEDs também são recicláveis.

5. Cores

Luzes LED estão disponíveis no mercado em uma imensa variedades de cores: elas vão desde o vermelho, azul, verde e amarelo às suas derivações. Enquanto as lâmpadas incandescentes usam filtros para a produção das cores, fazendo com que sejam muito ineficientes, os LEDs podem produzir milhares de cores.

6. Usos

Os LEDs são usados hoje em dia em uma variedade de aplicações distintas como iluminação de casas, na indústria aeroespacial, na indústria automotiva, em transmissões eletrônicas, em vídeo games e objetos de entretenimento, no trânsito e nos meios de transporte públicos, etc. Além disso, eles permitem uma grande flexibilidade quanto à sua forma e intensidade, resultando num controle dinâmico da luz, da cor e da distribuição, o que é benéfico não só para os olhos, mas para a mente e para o humor.

São inúmeros os benefícios e as vantagens da iluminação de LED, especialmente quando o comparamos às tecnologias anteriores. Apesar de estarem bem mais acessíveis atualmente, você ainda pode achar o investimento da compra dos LEDs um pouco alto no início, mas ao fazer as contas, perceberá que o custo-benefício a longo prazo é inigualável.

Você possui lâmpadas de LED em sua casa? Deixe sua opinião sobre a tecnologia aqui embaixo!