Tendências e dicas sobre ferramentas, jardinagem, decoração e cuidados com a casa. Uma loja online preparada para lhe ajudar a escolher os melhores produtos. Acompanhe o Blog da JWT Brasil!

Os 5 melhores tipos de plantas para cultivar dentro de casa

Decoração 56807-os-x-melhores-tipos-de-plantas-para-cultivar-dentro-de-casa

Sabe aquela sensação de que falta algo para deixar a decoração dos ambientes perfeita? Pois bem, talvez esse item seja uma planta. Trazer um pouco da natureza para dentro de casa é uma ótima maneira de agregar sofisticação aos espaços e promover um local agradável, fresco, relaxante e com mais vida.

Por isso, selecionamos os 5 melhores tipos de plantas para cultivar dentro de casa. Além de tornar tudo mais convidativo, você terá um lar sustentável. Acompanhe!

1. Ficus lyrata

A Ficus lyrata ganhou destaque nos últimos anos. Admirada por suas folhas grandes e lustrosas, faz de qualquer ambiente um espaço bonito e requintado.

Ótima para trazer elegância para o cômodo.

Requisito de luz:  deve ficar próxima a uma janela que receba luz, mas procure mantê-la longe da luz solar direta para evitar que as folhas fiquem queimadas.

Exigência de água: como é proveniente de um clima tropical, é recomendável mantê-la constantemente úmida e em um local quente, se possível.

Dica: não deixe o solo encharcado porque as raízes podem apodrecer.

2. Jiboia

Se você frequentemente se esquece de regar as plantas, essa videira frondosa é uma ótima opção. Ao contrário de muitas plantas para cultivar dentro de casa, ela tolera bem a falta de uma rega aqui e ali. Além disso, ela é uma das melhores plantas para cultivar em casa e purificar o ar. Mas cuidado com crianças e animais domésticos, pois ela pode ser tóxica se ingerida.

Ótima para aqueles que não têm tanto interesse em jardinagem, mas adoram uma planta em casa.

Requisito de luz:  tolera áreas de pouca luz.

Exigência de água: uma vez por semana é o suficiente.

Dica: poda regular para obter uma planta bonita e robusta.

3. Zamioculcas

Com aparência exótica, folhas verdes brilhantes e capacidade de tolerar a negligência de regas, a Zamioculcas é uma ótima escolha. É uma planta tropical perene proveniente do leste da África. Tem lento crescimento e é ideal para escritórios.

Ótima para proprietários procurando uma planta de manutenção baixa.

Requisito de luz: luz intensa e indireta.

Exigência de água: uma rega a cada duas semanas.

Dica: se a planta começa a parecer deformada, é hora de replantá-la em um vaso maior.

4. Espada-de-São-Jorge

A espada-de-São-Jorge tem esse nome por conta de suas folhas longas e de formato pontudo, que lembram uma espada. É outro exemplo de planta ideal para cultivar dentro de casa. Possui folhas fortes e está se tornando cada vez mais uma tendência no movimento decor. Uma de suas melhores características é a resistência.

Ótima para trazer um ar vibrante aos interiores modernos.

Requisito de luz: apesar de tolerar condições diversas, o ideal é uma luminosidade intensa.

Exigência de água: regue-a apenas uma vez por mês.

Dica: possui resiliência quanto à coleta de mudas, então pode ser dividida e compartilhada facilmente. É uma das melhores plantas para cultivar dentro de casa.

5. Tillandsia

Outra que entra para a lista de plantas para cultivar dentro de casa é a tillandsia. Também chamada de “planta aérea”, é uma das tendências do momento. Pode ser cultivada em cachepôs e macramês altos.

Ótima para ser colocada em globos de vidro pendentes do teto.

Requisito da luz: deve ficar longe da luz solar direta.

Exigência de água: se você está cultivando uma planta aérea em ambientes fechados e com ar seco, borrife-a duas vezes por semana e mergulhe a planta inteira em um recipiente com água por três horas a cada uma ou duas semanas.

Dica: depois de submergir a planta e molhá-la completamente, vire-a de cabeça para baixo e agite-a suavemente para evitar o excesso de água.

As plantas levantam o astral de qualquer ambiente e engana-se quem pensa que é necessário um grande jardim para tê-las por perto. Com bom gosto e criatividade, é possível criar uma casa linda e moderna com essas plantas.

Esperamos que essa lista sobre os tipos de plantas para cultivar dentro de casa te inspire e te motive a deixar seu lar mais verde. 

Para saber mais sobre cultivo de plantas e cuidados com jardins, curta nossa página no Facebook e tenha à disposição diversos conteúdos feitos para você!