Jardinagem, decoração e ferramentas

Sistemas hidráulicos: 5 cuidados essenciais

Hidráulica sistema_hidraulico

Não tem como manter uma casa limpa e organizada se os sistemas hidráulicos não estão funcionando adequadamente. Por isso, alguns cuidados precisam ser tomados da construção à manutenção das redes de água e de esgoto.

Então, se os vazamentos e infiltrações já estão aparecendo, pode ser a hora de iniciar uma reforma para reparos em toda a rede. Além disso, o mau cheiro dentro de casa pode ser sinal de problemas na tubulação de saída.

Então, para você que gosta de evitar dores de cabeça na sua casa, precisa aprender sobre os cuidados essenciais nos sistemas hidráulicos. Confira o nosso post:

Acompanhe o projeto dos sistemas hidráulicos

Mesmo que você não seja um especialista no assunto, é muito importante ver de perto como está sendo feita a instalação hidráulica. Afinal, se ocorrer um problema, será mais fácil corrigir logo.

Além disso, é preciso saber a localização dos canos na hora de montar armários de parede, suportes e acessórios. Para isso, você pode estar certo de que é necessário mais do que ter o projeto em mãos.

Outro grande motivo de estar sempre por perto na hora da construção é conferir o trabalho dos profissionais. Assim, será possível impedir certos vícios, como por exemplo, esquentar canos e conexões na hora do encaixe. Essa conduta pode gerar vazamentos na rede.

Compre peças de qualidade

Uma boa maneira de garantir maior segurança e funcionamento eficaz nos sistemas hidráulicos é recorrer a produtos de fabricantes bem conceituados. Dessa forma, o preço que você que vai pagar a mais certamente valerá a pena mais adiante.

É muito importante também que os tubos, conexões e demais peças hidráulicas sejam do mesmo fabricante. Do contrário, a falta de ajuste na montagem pode abrir o caminho para vazamentos.

Instale um registro em cada cômodo

Com essa medida, quando ocorrer um problema na rede de água não será necessário interromper todo o abastecimento da casa.

Vale lembrar ainda a importância do registro para despressurizar o sistema. Assim, ele deve sempre ser fechado, por menor que seja o reparo, evitando acidentes e inundações.

Calcule a quantidade certa de adesivos

Para que as vedações não sejam danificadas, não dá pra exagerar na colocação dos adesivos. Aliás, se o profissional errar a mão na hora de fazer emendas em canos, vai escorrer cola para dentro do encanamento, obstruindo a passagem da água.

Além do mais, o material contém solvente, o que pode danificar os canos e contribuir para o aparecimento de vazamentos.

Coloque os acessórios atendendo a critérios

De nada adiantaria uma rede hidráulica de qualidade se os acessórios não foram escolhidos e instalados corretamente.

As torneiras são um bom exemplo disso! Elas devem ser colocadas de acordo com o fluxo de água nos banheiros, cozinhas e áreas de serviço. Para isso, elas devem fechar com facilidade e serem resistentes à pressão.

O sifão também deve ser resistente, pois os de plásticos racham com frequência.

A colocação do vaso sanitário precisa ser impecável. Do contrário, pode resultar em odor desagradável no banheiro, dando o aspecto de sujo, não é verdade?

Você já tomou banho em um box e a água ficou acumulada justamente no sentido oposto ao ralo? Então, para evitar infiltrações no piso, por exemplo, o caimento do ralo precisa ser observado.

E para finalizar, fique atento à parte externa da casa, instalando torneiras no quintal e pelo jardim. Afinal, você certamente vai precisar de água para regar as plantas e fazer a limpeza.

Limpe as caixas d’água e de esgoto

A limpeza dos sistemas hidráulicos em uma casa faz parte da manutenção periódica. Assim, você terá água de qualidade e o esgoto funcionando perfeitamente.

Portanto, limpe as caixas d’água, em média, de seis em seis meses. Com essa frequência, será possível evitar o acúmulo de limo e impurezas comuns a água na parede do produto.

Já as caixas que recebem o esgoto dos ralos, vasos sanitários e pias precisam ser inspecionadas periodicamente. Afinal, muitos resíduos, inclusive orgânicos, podem ficar acumulados, causando odores desagradáveis e obstruções.

Com todos esses cuidados, você será capaz de dispensar um olhar diferenciado à instalação e manutenção dos sistemas hidráulicos da sua casa. Curtiu as nossas dicas? Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Deixe um comentário aqui no blog e conte para nós!