Tendências e dicas sobre ferramentas, jardinagem, decoração e cuidados com a casa. Uma loja online preparada para lhe ajudar a escolher os melhores produtos. Acompanhe o Blog da JWT Brasil!

Talharim Massa Fresca: Passo a passo e dicas para você fazer

Dicas massa fresca

O talharim, ou macarrão, é o símbolo da cozinha italiana e somos o terceiro país que mais consome esse alimento. Como somos apaixonados por esse prato, fazer massa fresca é a opção mais deliciosa e garante melhor qualidade. Então, veja abaixo o passo a passo da receita que vai te ajudar a fazer a melhor massa.

Passo a Passo:

1° Passo:

Utilize farinha “tipo 1”, especial para massa, proveniente do miolo do trigo e mais clara. Uma boa forma de deixar a massa mais consistente é a utilização de semolina (sêmola), cerca de 1/3 é ideal para obter boa qualidade.

semolaPeneire a farinha antes de misturar os ovos, eliminando as partículas maiores e deixando ela bem fina.

2° Passo:

Pode-se fazer massa com ou sem ovos, depende do seu gosto. Para massa com ovos utiliza-se a seguinte medida: Para cada 100g de farinha utiliza-se 1 ovo. É importante que os ovos estejam na temperatura ambiente, portanto, se você os guarda na geladeira retire-os uma ou duas horas antes.

ovo na farinha

3° Passo:

Misture a farinha com os ovos. Ao trabalhar busque com que desenvolva elasticidade. Mesmo que pareça difícil, basta sovar por alguns minutos para a massa ficar homogênea. O uso da batedeira ou processador nesse momento é possível e facilita o processo. Manualmente o movimento deve ser forçando o pulso da mão para frente.

massa

 

4° Passo:

Assim que estiver bem homogênea, ou seja, bem misturada, deixe descansar cerca de 25 minutos. Enrole a massa em plástico filme e procure retirar bem o ar.

Então, é necessário um cilindro para que a massa seja aberta de forma reta, lisa e com a espessura necessária.

laminador

Clique e conheça o Cilindro Elétrico Laminador de Massa 300MM Cortador Talharim Bivolt LEV30 Arke

5° Passo:

A secagem é opcional, aconselha-se apenas quando feito em grande quantidade e necessite conservá-la. Então, sendo necessário estique a massa em um varal ou base plana.

varal para massa

Fonte: PetitGastro, Tudogostoso


Então, gostou do passo a passo? Compartilhe com seus amigos e familiares. Não esqueça de comentar sua opinião e suas dúvidas.