Jardinagem, decoração e ferramentas

Vai reformar o banheiro? Confira 4 dicas para uma obra sem transtorno!

Dicas Captura de Tela 2017-04-20 às 13.25.56

De vez em quando, a nossa casa precisa de uma novo trato. E isso não exclui um dos seus cômodos muitas vezes esquecido: o banheiro. Para este lugar, é preciso pensar em uma decoração adequada e em materiais que deixem esse espaço acolhedor. Reformar o banheiro pode parecer fácil, mas existe alguns cuidados.

Tamanha cautela é justamente para não quebrar ou modificar além do necessário — isso para evitar futuros problemas hidráulicos, por exemplo. Quer saber mais? Leia este texto e conheça 4 dicas primordiais para fazer a reforma do seu banheiro sem gerar dor de cabeça. Confira!

1. Planeje antes de modificar qualquer coisa no banheiro

Gastos excessivos, peças danificadas sem necessidade e quebra em excesso no local — esses são alguns dos problemas que podem surgir na reforma do banheiro se você não fizer um planejamento estruturado e organizado.

Sendo assim, antes de qualquer iniciativa para mexer nesse espaço, coloque no papel tudo que deverá ser feito. Reveja a necessidade de alterar os sistemas hidráulicos, verifique se terá que quebrar alguma parede e até mesmo preveja a nova decoração.

LINHA HIDRÁULICA

2. Escolha uma iluminação mais acolhedora para o banheiro

Muitas vezes ignorada nas reformas dos banheiro, a iluminação tem papel fundamental na renovação deste espaço, pois pode realçar a decoração e deixá-lo mais aconchegante. Uma dica é instalar lâmpadas brancas e amarelas para fazer uma iluminação funcional.

3. Utilize revestimentos impermeáveis e tintas especiais

O revestimento no banheiro deve ser pensado de maneira especial. Seja cerâmicas, porcelanatos ou mármore, o revestimento tem que ser impermeável. Você pode investir em porcelanatos, pois necessitam de uma manutenção mais simples — ao contrário das pedras naturais, que precisam de cuidados especiais na hora da limpeza.

Não se esqueça que, nas áreas que vão receber pintura, a tinta deve ser acrílica e antimofo. Afinal, você não vai querer a proliferação de fungos no banheiro novinho em folha, certo?


Dica: Na hora do banho! Chuveiro ou ducha: Qual é a melhor opção?


4. Defina louças e metais de maneira harmoniosa na hora de reformar o banheiro

Louças e metais são o charme do banheiro quando escolhidos de maneira harmoniosa. Cubas, vasos sanitários e torneiras devem combinar com o mesmo estilo decorativo.

Por exemplo, se você quer um banheiro com uma cara mais moderna, aposte em louças de cores intensas  e design mais arrojado. Os tons dourados a acobreados dos metais são uma tendência bastante interessante para o banheiro.

No caso das cubas e torneiras, um cuidado especial. Elas devem ser programadas para funcionar juntas. Sendo assim, é preciso ficar atento à altura das bicas e à distância entre elas e a cuba. Tudo para evitar que a água espirre.

Essas foram algumas dicas para você reformar o banheiro. Assim como em todos os cômodos da casa, vale a pena aplicar no banheiro uma decoração sustentável. É possível, por exemplo, utilizar adornos feitos de material reciclável para ornamentar esse espaço. Ele vai ficar com um aspecto muito bonito e a natureza agradece — e muito!

E aí? Gostou dessas sugestões? Quer saber de outras novidades? Fique por dentro de outros assuntos como esse assinando a nossa newsletter.