Jardinagem, decoração e ferramentas

5 problemas que mais ocorrem nas obras sem supervisão

Dicas

Em uma obra de construção civil, é de suma importância que um profissional qualificado realize o acompanhamento da obra diariamente ou periodicamente. A realização de edificações sem a supervisão de um profissional habilitado pode gerar Auto de Infração, baseado na negligência e imprudência de trabalhar sem a supervisão adequada.

O responsável por acompanhar a obra tem conhecimento suficiente para conferir se as funções e atividades estão sendo desempenhadas corretamente e também é capaz de solucionar possíveis problemas que surjam de maneira segura e eficiente.

Muitos problemas em obras estão ligados diretamente à falta de supervisão. Por isso, confira agora a importância de contratar um profissional qualificado para que esses problemas não aconteçam.

1. Compras de material em excesso

Na falta de uma boa supervisão, os materiais podem ser armazenados em locais inadequados, ocasionando a danificação e a perda, surgindo então a necessidade de requisitar ainda mais materiais.

Pode surgir a utilização em excesso de um determinado componente, causando desperdícios e descontrole no orçamento, pois tudo em excesso foge do que foi traçado no projeto de obra que é realizado calculando todos os itens e quantidades necessárias para executar a edificação.

2. Entulhos

Toda construção civil produz certa quantidade de entulho, mas, em obras sem supervisão, o entulho gerado pode ser ainda maior. Isso acontece devido a erros ocasionados por não seguir fielmente o projeto de obra ou por falta de atenção dos funcionários.

Muitos materiais podem ser utilizados de maneira errônea, produzindo ainda mais entulhos. Outro problema em relação a isso é o deposito e o descarte em locais indevidos, atrapalhando a locomoção das pessoas e prejudicando o meio ambiente.

3. Atraso na entrega

Problemas em obras estão sujeitos a aparecer em qualquer momento e, quando não há conhecimento e instruções adequadas, esses problemas podem ser resolvidos de forma equivocada ou com demora excessiva. Isso atrapalha então o cumprimento do prazo estabelecido, seja por decisões tardias ou por ter que corrigir ações indevidas.

Sem um profissional habilitado, não acontecerá medições mensais para saber se a obra se mantém dentro do programado. Caso esteja em atraso, medidas não serão tomadas para regularizar a situação e entregar a obra no prazo determinado.

4. Acidentes de trabalho

Acidentes de trabalho podem acontecer devido à desorganização no canteiro de obras, descumprimento de normas regulamentadoras e falta de utilização de EPI — equipamentos de proteção individual.

Esse é um problema delicado e corriqueiro em obras sem supervisão, pois, muitas vezes, os funcionários não recebem o treinamento necessário para aplicar corretamente esses itens ou são imprudentes e resolvem ignorá-los, colocando em risco a própria vida e causando grande transtorno ao empregador.

epi

5. Insatisfação com o resultado final

Quem pretende adquirir um imóvel está preocupado apenas com um bom resultado final dentro do prazo estabelecido. Ao se deparar com divergências do que foi acordado, o proprietário expõe sua insatisfação e anseia por medidas corretivas.

Na falta de um supervisor durante a obra, não há quem se responsabilize pelos erros ocorridos, gerando a imagem de descontrole e falta de respeito com o cliente.

Muitos problemas em obras podem ser evitados com a simples contratação de um profissional para realizar a supervisão. Além de um trabalho eficiente e seguro, o orçamento também ficará dentro do planejado e o resultado final será satisfatório para todos os envolvidos, pois o projeto de obra será cumprido e a estrutura apresentará segurança.

Pronto! Agora, você sabe os principais problemas que ocorrem nas obras sem supervisão. Para ter acesso a mais informações como essa, curta nossa página no Facebook.