Jardinagem, decoração e ferramentas

6 dicas essenciais para cuidar do seu jardim

Jardinagem

Por cuidarem da atmosfera, cada vez mais poluída e do clima do nosso planeta, as áreas verdes são muito valorizadas, principalmente em grandes cidades.  Por isso, cuidar do jardim da nossa casa pode ser, além de uma ótima terapia, uma atitude sustentável.

Para cuidar de um jardim não é preciso conhecer técnicas avançadas de jardinagem, muito menos ter muito espaço para isso. Veja, a seguir, 6 dicas essenciais para manter o espaço verde da sua casa muito bem cuidado.

1. Planeje o seu jardim

Se você está começando agora a ter um jardim, é bom pensar primeiro na área que irá receber suas novas plantas. Observe as dimensões do local e no que existe em volta. Também se atente ao solo e ao clima do lugar.

Evite plantas com espinhos em locais de maior circulação de pessoas e em áreas muito ensolaradas utilize árvores, por exemplo. Você mesmo pode fazer seu projeto de paisagismo, adaptando seu jardim à sua realidade. Se sentir necessidade, é claro, contrate um profissional.

2. Escolha as plantas

Na hora de escolher o que plantar no seu jardim, tome cuidado com as espécies exóticas e dê oportunidade para espécies nativas. Elas são mais recomendadas porque poupam o seu trabalho, já que podem se autossustentar.

O mais importante é optar por espécies de plantas compatíveis com o seu estilo de vida! O que está muito em alta são os cactos e as suculentas, pois são muito fáceis de cuidar: aguentam até uma semana sem serem irrigadas e suportam pouca ventilação e iluminação.

Outras espécies mais perenes também são indicadas para pessoas que não possuem muito tempo para cuidar do jardim, os antúrios e bromélias são bons exemplos disso. Se a escolha for por espécies que florescem ou até mesmo frutíferas, fique atento à troca de estações!

3. Tenha atenção com a grama

Se o seu jardim for um pouco maior, vale investir em grama, mas ela precisa estar sempre saudável e bonita! Ela precisa se adaptar ao solo, ao clima e você deve ficar atento principalmente ao tráfego de pessoas e à incidência de luz. Para uma casa com animais e crianças, opte por gramas que resistam mais a pisadas.

4. Cuide da manutenção do jardim

É fundamental estar atento à manutenção do seu jardim. Para mantê-lo saudável e em ordem, verifique a necessidade das plantas e defina uma rotina de irrigação, poda e adição de adubos e de fungicidas.

5. Compre uma pá pequena larga e enxadinha

Para a jardinagem, a pá é um instrumento essencial. Existem vários modelos, mas a mais comum é a pá pequena e larga, e ela pode ser feita de vários materiais, inclusive ergonômicos.

A enxadinha também é outra ferramenta importante para cuidar do jardim, sendo ótima para casos em que é exigido mais força. Ela é necessária para retirada de ervas daninhas e para remover plantas pela raiz, por exemplo.

6. Tenha sempre um regador e pulverizador

Outras ferramentas essenciais para um jardim bem cuidado são o regador e o pulverizador. O primeiro é para manter suas plantas sempre irrigadas. Já o pulverizador é importante para ajudar na aplicação de produtos específicos, principalmente no controle de pragas.

Com as escolhas de espécies certas e o auxílio das ferramentas básicas, cuidar do jardim se torna uma atividade prazerosa e simples. Você não precisa ser um jardineiro profissional para ter um jardim lindo, seja ele vertical, horizontal, de inverno ou o que for.

Tem mais alguma dica de como cuidar do jardim? Deixe sua ideia nos comentários e conte para nós!