Jardinagem, decoração e ferramentas

Pouca Pressão de Água? Veja quais podem ser a causa do problema.

Dicas pouca pressão de água

Abrir a torneira e se deparar com pouca água saindo é um problema bem comum que enfrentamos uma vez ou outra no dia a dia. 

Em alguns casos, esse problema é apenas temporário, causado por problemas no abastecimento público ou em uma válvula de registro mau aberta. 

Porém, nem sempre a pouca pressão de água é causada por esses simples problemas: às vezes ele pode indicar alguns casos mais sérios que precisam ser identificados antes que piorem.

Vamos falar um pouco sobre alguns dos problemas que podem estar causando a pouca pressão de água  e como você pode fazer para resolvê-los. Confira!

 

Altura da caixa d’água

Se o abastecimento de água da sua casa ocorrer por caixa d’água, é imprescindível que o mesmo tenha passado por um projeto adequado na sua construção, pois ele tem um fator determinante na pressão de água que você recebe. 

O mais importante de tudo é que a caixa d’água tenha sido instalada em uma altura elevada, pois a gravidade é responsável por escoar a água com mais força nos canos.

Para quem mora em apartamento, por exemplo, os andares mais próximos da rua recebem uma pressão mais forte, já que a caixa d’água é instalada em cima do prédio; já para aqueles que possuem uma casa, a caixa d’água é normalmente instalada em cima da casa para garantir a melhor pressão, o que nem sempre acontece, necessitando de um pressurizador de água para resolver a situação.

 

Problemas na Válvula de Registro

válvula de pressão de água

Em alguns casos, a pouca pressão de água pode ser causada apenas por um descuido de abrir totalmente a válvula de registro. Após realizar algum trabalho ou receber um encanador, verifique se o registro foi devidamente aberto. 

Nas residências que possuem um regulador de pressão de água, é possível que estes tenham alguma falha que pode tanto aumentar excessivamente a pressão como reduzi-la demais. Portanto, verifique!

 

Sistemas Hidráulicos: 5 cuidados essenciais.

 

 

Encanamento

drain-pipe-under-wash-basin-155599518-5c5fc781c9e77c00010a49a0

Um dos piores casos que pode ocasionar a baixa pressão de água na sua residência são os problemas no encanamento. Torça para que esse não seja o caso.

Os problemas podem acabar sendo por causa da corrosão no interior da tubulação, o que acaba ocorrendo gradativamente com o tempo e para que seja solucionado, o único jeito é gastar com um novo encanamento.

Em outros casos, o problema pode ser apenas no projeto da tubulação, o qual pode ter sido planejado com muitas curvas, dobras e emendas que vão reduzindo a pressão da água pelos canos até chegar às suas torneiras.

 

Problemas com o aquecedor de água? Saiba o que fazer!

 

 

Infraestrutura Pública

Como havíamos falado no início, a falta de pressão de água pode acabar sendo apenas um problema temporário. E uma das situações mais comuns nesse caso é a falta de abastecimento público.

Verifique com seus vizinhos mais próximos se eles também estão passando pelo mesmo problema que a sua residência; se sim, entre em contato com o serviço público de abastecimento de sua cidade e peça esclarecimentos sobre a falta de água ou de pouca pressão.

 

Para resolver o problema com a pressão, você pode optar por um pressurizador de água, que pode proporcionar mais comodidade e conforto para quem sofre com pouca pressão de água na residência.

Confira as opções disponíveis em nossa loja online. Clique aqui!