Jardinagem, decoração e ferramentas

Tendências de decoração em 2020

Decoração neomint1

O ano mal começou e as tendências de decoração para 2020 estão bem definidas, seja através da atitude, das novas cores, da ousadia – esse ano promete ser diferenciado quando o assunto é decoração de ambientes. Pensando nisso, criamos esse conteúdo pra te auxiliar no momento de decidir quais as mudanças trarão ótimos resultados pra tua casa. Lembrando que o mais importante é dar o seu toque pessoal, mostrar a sua personalidade e abusar da criatividade. Ok?

Cor, muita cor!

Neste ano as cores serão sinônimo de atitude, exibindo autenticidade em cada parede ou através da decoração, na vida pública ou privada. As inspirações tecnológicas e futuristas estão no centro de todo esse cenário, como a WGSN (maior consultoria de tendências do mundo) apontou.

O pioneirismo (esse sim é super tendência para 2020) levou à criação de cores como o Neo Mint (ou novo menta), um tom de verde água ou pastel bem suave, limpo e puro, que evoca tanto a natureza quanto ciência e tecnologia. Democrática, essa cor pode ser usada em qualquer ambiente, seja nas paredes ou em detalhes pontuais da decoração como o mobiliário. Ela pode ainda ser combinada com plantas e elementos rústicos e artesanais.

neomint1

O Neo Mint é super versátil, cria um ambiente vintage ao ser combinado com branco e tons mais claros ou um ar contemporâneo em uma combinação com preto, por exemplo. Outra tendência para o próximo ano é associar o Neo Mint à cores como rosa, cinza, laranja e, até mesmo, vermelho.

Além desta cor, mais quatro serão tendência em 2020: Purist Blue, um azul mais puro e claro, com uma pitada de verde e cinza, que ganha sofisticação quando combinado com dourado e cobre; Cassis, uma mistura dramática de roxo e rosa, ideal para detalhes e veludos; Cantaloupe, um tom alaranjado leitoso que lembra o salmão e que dá um toque de alegria se usado em detalhes da decoração; e Mellow Yellow, uma tonalidade de amarelo queimado parecido com o mostarda. Mas atenção: como essas cores têm muita personalidade, devem ser utilizadas com moderação.

Tecnologia inteligente

Por essa todos nós já esperávamos, né? Em 2020, a tecnologia ganha ainda mais espaço na vida diária de uma casa. Temos tido cada vez mais produtos desenvolvidos com sistemas inteligentes para controle, otimização e automação de tarefas cotidianas.

Estes mecanismos oferecem total controle, conforto e segurança no nosso dia a dia, desde a medição de temperatura do ambiente à controle de iluminação interna e externa da residência, aquecimento de pisos, comando de cortinas e ventiladores, sem falar dos mais recentes sistemas de segurança, alguns ativados por leitura biométrica. É, o futuro é logo ali!

tecnologia2

Natureza para o seu bem-estar

Se tem algo que é visto com muita frequência nas redes sociais é a paixão por plantas dentro de casa, estão tomando um lugar cada vez maior dentro das nossas casas e ambientes de trabalho. Além das plantinhas, os materiais naturais, como madeira, bambu, pedra, lã, couro, palha, vime, barro e cerâmica, e cores básicas da natureza, como verde, azul e marrom, favorecem a tranquilidade e o nosso bem-estar, celebrando a simplicidade como essência e dando vida a espaços e elementos sem identidade. Super bacana!

plantas3

Sustentabilidade na sua decoração

Não basta gostar da natureza: é preciso se unir à luta para preservá-la. Por isso, o conceito de sustentabilidade tem ganhado cada vez mais força nas tendências de arquitetura e decoração para 2020. A opção por sistemas alternativos e sustentáveis de captação de água e energia e de tratamento de esgoto tem sido cada vez mais considerada em projetos arquitetônicos, por exemplo.

Mas quem não pode introduzir esses aspectos do conceito na própria casa tem outras possibilidades bem à mão, como usar lâmpadas de baixo consumo de energia, optar por tintas ecológicas e aproveitar caixotes e pallets de madeira na decoração. O uso de matéria-prima reciclada também está ao alcance de todos e a tendência é que estará presente na criação de móveis com madeira de demolição, estruturas de plástico reciclado e revestimento com fibras de bambu.

sustentabilidade4

Chique é customizar

O retorno ao artesanato, trabalho manual tradicional vai conquistar corações agora em 2020, com peças sendo vendidas diretamente ao consumidor final através de itens customizados que atendem ao gosto e às necessidades de cada cliente. É o caso dos móveis exclusivos e originais produzidos com técnicas artesanais e acabamento impecável, os quais garantem a sofisticação dos ambientes em que estão presentes.

customizado5

Dessa vez, mais é mais

Embora o minimalismo ainda prevaleça no design de interiores, a tendência para 2020 é que se assuma o seu oposto: o maximalismo, que pretende surpreender com ambientes criativos, ousados e divertidos.

As cores vibrantes chegam com tudo e prometem tomar os espaços, assim como combinações improváveis de padrões, formas e materiais como o veludo, cuja elegância continuará reinando. Peças com design marcante ou incomum e paredes fartamente decoradas com quadros e outros objetos também estarão na ordem do dia.

maximalista6

Mobiliário Multifuncional

Temos tido espaços cada vez menores nas habitações modernas, exigindo assim a criatividade na hora de decorar. Quando o espaço é pequeno, o jeito é investir em funcionalidade. Certo?

Assim, os móveis multifuncionais têm se tornado uma prioridade da indústria moveleira diante da busca crescente por mobiliário planejado que também apresente design bonito e atraente. Nessa categoria estão o sofá-cama, a cama-baú, a mesa dobrável ou modular, o painel com nichos e prateleiras, a escrivaninha retrátil e a estante que também serve de home-office.

multifuncional7

Toque pessoal é sempre tendência

Como já dito, as casas e apartamentos de hoje estão cada vez menores, exigindo organização eficiente dos pertences no espaço disponível. A tendência para 2020 é antes mostrar do que esconder, fazendo com que os objetos se tornem protagonistas na decoração. Coleções de livros e de outros itens, fotografias antigas de família, quadros e obras de arte são exemplos clássicos de como conferir personalidade e um toque pessoal à decoração.

pessoal8

Agora reúnas todas essas dicas, veja as que podem agregar ao seu ambiente e, principalmente, ao seu gosto para logo colocar em prática. O ano recém começou, possui muitas novidades e dá tempo de fazer parte de todas essas tendências.